segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Resultados surpreendem na quinta etapa do campeonato Cearense


Os resultados mostraram que a sorte também é um fator importante em um rally. Além de muita poeira, a nova prova do Campeonato Cearense de Rally foi marcada por fortes emoções e uma reviravolta inesperada na classificação geral das duplas. No sábado, 18, os competidores enfrentaram trilhas complicadas durante a 5ª etapa da temporada, que termina no mês que vem. Nele, os competidores melhores colocados após quatro etapas da competição não tiveram sorte e viram o campeonato ficar mais incerto ainda. O percurso da categoria principal, a Graduados Especial, teve cerca de 140 quilômetros pelos terrenos difíceis das cidades de Aquiraz, Iguape e Pindoretama. No caminho, diversos desafios com predominância de pisos de piçarra, areia solta e trechos mais fechados entre canaviais.
Os primos Stélio Girão e Luis Girão foram os mais regulares durante a prova e faturaram o título da etapa na categoria. Os dois não pontuaram nas últimas etapas e fizeram a festa com o resultado, "entramos na disputa! A briga e as definições ficam para a etapa final, no mês que vem", diz o piloto Stélio. "A prova foi atípica, sabemos disso, e sabemos também que temos que nos organizar e preparar uma estratégia para garantir pelo menos o terceiro lugar na classificação final", explicou o navegador Luis. A prova foi considerada uma das mais técnicas deste ano pelos competidores. Pegadinhas não faltaram. Elas complicaram a vida das duplas, que confusas, acabaram errando o caminho e perdendo tempo na prova.

Como esta foi a penúltima prova do ano, o levantador Rogério Almeida resolveu colocar um tempero a mais na competição, "o campeonato está quase no final, não dá para fazer uma prova muito fácil, tem que desafiar. Tem muita gente próximo na pontuação", disse antes da prova, parecendo prever os resultados. Além da Graduados Especial, o campeonato tem mais duas categorias nas quais os competidores pontuam: a Graduados e a Turismo. Nelas a disputa também foi acirrada. Na Graduados, Henrique Filho e Lauro Sobreira, que na etapa anterior tinham ficado com a segunda colocação, mostraram maior entrosamento e garantiram a vitória, "a prova foi bem difícil, graças à Deus e ao bom entrosamento conseguimos vencer, agora é esperar para ver o que vai dar", afirma Lauro, que é navegador. Na Turismo, surpresa de novo. Os vencedores Milson Lima e Júnior Madeira não tinham ficado se quer entre os cinco melhores colocados na etapa passada, com o bom resultado da nova prova eles ganharam gás para a disputa final, "é uma categoria muita acirrada, mas vamos lutar pelo título" garante Milson.

Diferente das disputas acirradas das outras categorias, menor dificuldade para os participantes da categoria Expedição. Os iniciantes puderam curtir a adrenalina de um rally com um pouco menos de complicação nas planilhas de navegação e por um percurso mais simples do que o das outras disputas. A cada etapa, novos participantes entram no mundo das trilhas, um fato festejado pela organização do campeonato, "essa renovação de competidores é muito importante para dar continuidade ao esporte e contribuir com o crescimento dele", analisa o vice-presidente da Associação Cearense de Pilotos e Navegadores, Eliatan Machado. Mariana Deusdará participou pela primeira vez de uma prova de rally. Ela foi navegadora do cunhado, Luiz Deusdará. Mariana, a única competidora do sexo feminino nesta etapa da competição, aproveita para dar um recado para as mulheres: "é muito bom participar, acho que as mulheres deveriam comparecer mais nesse tipo de prova, é seguro e, além de tudo, muito divertido". Os novatos Chiquinho Feitosa e Tiago Feitosa foram os primeiros colocados, "nada melhor do que estrear com vitória", disse satisfeito o piloto Chiquinho.

As quatro categorias somaram 35 carros. Uma outra disputa esquentou a competição. Foi entre os quadriciclos. Os pilotos fizeram uma prova por um percurso planejado especialmente para eles. Tiago Mapurunga foi o primeiro colocado entre os "quadris". A competição chega à última prova com muitas duplas brigando pelos primeiros lugares. No mínimo, cinco delas. A sexta e última etapa já tem data marcada. Será no dia 22 de novembro. No dia seguinte, domingo 23, os pilotos e navegadores se reúnem novamente para o último encontro do ano, a premiação geral da temporada 2008. O Campeonato Cearense de Rally de Regularidade é realizado pela Associção Cearense dos Pilotos e Navegadores (ACPN) e tem o patrocínio da Trilha Fort Revenda Trollher, Porto Freire, Super Rede Supermercados, Rações Pedrigree e Máster Parceria Seguros, com apoio do site Webventure.com.br , revistas 4x4 & CIA e Esporte Emoção.

Nenhum comentário: